Correlacionando os textos “Blogando, você, seu produto…” e “Manifesto Cluetrain”

2 04 2012

Como atividade nosso professor passou para correlacionarmos esses dois textos. Ambos falam sobre o novo jeito de se relacionar com sua audiência, sendo uma pessoa física ou uma empresa. O primeiro fala sobre os blogs, o autor afirma que eles são muito importantes na comunicação, se o blogueiro tiver credibilidade, o impacto gerado pelo seus posts será muito maior do que outras formas mais tradicionais de comunicação, pois ele estará passando sua opinião (sincera ou não) sobre um assunto diretamente aos seus leitores. O lado ruim é que alguns usam da fama para atingir um grande público, mas seus blogs podem não possuir um conteúdo realmente confiável. Já no segundo texto, o autor fala de como mudou as relações de comunicação das empresas com seus próprios funcionários e com os clientes. Ele afirma que elas não estão preparadas pra isso, porque elas estão acostumadas a uma forma mais tradicional, elas fornecendo as informações que julguem importantes aos consumidores e estes ficando apenas como expectadores. Entretanto, agora qualquer um pode ser o protagonista, com o crescimento das redes sociais ficou muito fácil de as pessoas compartilharem informações, então, acaba sendo mais interessante para o consumidor procurar a opinião de outra pessoa sobre o assunto do que a própria empresa. E é dito no texto que a relação do empregador com os empregados também está mudando, seguindo as mesmas tendências descritas para o caso anterior. Pode-se entender que a comunicação entre as pessoas tem mudado muito e as empresas não estão preparas para isso. É muito importante a presença no mundo da internet e de uma forma produtiva, realmente não é fácil se adaptar a todas as mudanças que tem ocorrido por está sendo tudo muito rápido, mas os que conseguirem atingir isso, estabelecendo uma boa relação com as outras pessoas/clientes levará um enorme vantagem.


Ações

Information

Deixe um comentário